infiltraçao no joelho - ortogen

Infiltração: o que é e quem pode fazer?

Quem sofre com dores nas articulações nem sempre precisa depender apenas de medicamentos, fisioterapia e cirurgia para recuperar o bem-estar. A infiltração, por exemplo, é um procedimento minimamente invasivo que ajuda não só a aliviar dores como a tratar as causas em algumas situações.

Entenda o que é a infiltração, quais condições podem se beneficiar dela no tratamento e mais informações úteis sobre o tema:

Infiltração: como é o procedimento

A infiltração é um procedimento no qual o especialista injeta um medicamento diretamente no ponto que causa dor. A região afetada pode ser uma articulação como a do joelho, dos punhos e até da coluna, por exemplo. Isso serve para aliviar sintomas como dores de difícil tratamento e até melhorar a lubrificação delas, auxiliando na mobilidade do paciente.

Médicos ortopedistas podem indicar infiltrações em diversas partes do corpo e diante de diversos quadros de saúde. Além disso, a gama de medicamentos que podem ser injetados também é ampla, incluindo anestésicos locais, corticosteróides e até substâncias presentes no próprio corpo, como ácido hialurônico, PRP (Plasma Rico em Plaquetas) e BMA (Aspirado de Medula Óssea). 

A duração do efeito desse procedimento depende de alguns fatores. Quando ela é usada em uma inflamação, por exemplo, espera-se que a medicação injetada diretamente no local afetado controle e reduza esse processo. Quando se trata de um problema crônico, a infiltração trata os sintomas – como a dor – e não necessariamente a causa. O alívio, portanto, é temporário, e pode durar alguns meses.

Uma infiltração pode ser repetida conforme houver necessidade, e de acordo com a recomendação médica.

Quando fazer infiltração

Infiltrações são, em geral, feitas em articulações. Isso inclui, por exemplo, joelhos, coluna, quadril, punhos e mais. Isso acontece pois essas regiões são muito afetadas por impacto mecânico durante a movimentação do corpo. A longo prazo, pode haver desgaste das estruturas que a compõem e inflamações de difícil tratamento – e é aqui que entram as vantagens do procedimento.

Nem todos os quadros de uma mesma doença são tratados da mesma maneira. A necessidade de se realizar uma infiltração é determinada pelo médico ortopedista diante dos sintomas do paciente, a condição que ele tem e a resposta dele a outros tratamentos.

É possível realizar infiltrações, por exemplo, em casos de:

  • Dor na coluna causada por desgastes articulares, inflamações e outras condições;
  • Artrose, para melhorar a lubrificação da articulação afetada e reduzir o desconforto;
  • Artrite, para reduzir a inflamação e a dor causada por ela;
  • Dores crônicas que não respondem a outros tipos de terapia.

A infiltração é recomendada quando outras linhas conservadoras de tratamento, como fisioterapia e uso de medicamentos orais, não têm o efeito que se espera. Ela pode ser inclusive um paliativo para adiar uma cirurgia – e, em alguns casos, até suspendê-la.

Tipos de infiltração

As principais áreas e problemas tratados com infiltração são as seguintes:

Infiltração no joelho

Em geral, quando realizado nessa articulação, o procedimento serve para tratar artrose, lesões em ligamentos e inflamações.

Infiltração na coluna

Pode ser recomendada para tratar dores crônicas e condições como hérnia de disco ou espondilose.

Infiltração no quadril

Indicada em casos de artrite, bursite e tendinite nessa região do corpo.

Infiltração no punho

Casos de tendinite ou síndrome do Túnel do Carpo podem ser tratados com infiltração.

Se você crê que essa pode ser uma saída para suas dores no joelho, no quadril, nas costas ou nos membros superiores, entre em contato e agende uma consulta com nossos especialistas. Eles poderão avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.

Mais sobre infiltração na ortopedia

A infiltração deve ser realizada por um médico ortopedista, e buscar especialidades médicas dentro da ortopedia que tenham relação com a área afetada pode ser interessante.

Por exemplo: para dores na coluna, é indicado buscar um ortopedista especialista em coluna. Já para dores nos punhos e mãos, indica-se buscar um especialista em membros superiores. É também possível encontrar ortopedistas especialistas em joelhos e em quadril.

A infiltração é um procedimento seguro e, após a aplicação, o paciente pode, sim, andar normalmente. O repouso relativo é uma recomendação nas primeiras horas após o procedimento e, por isso, atividades mais pesadas devem ser evitadas.

A infiltração é um procedimento minimamente invasivo e, desta forma, os riscos também são minimizados. Em casos raríssimos, pode haver infecção, reações alérgicas e aumento temporário da dor. Isso reforça a necessidade de o procedimento ser realizado por um especialista.



Deixe um comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required